Matéria atualizada às 20h 56 min de 28 de setembro de 2020
Dois jovens foram assassinados a tiros no final da noite de domingo em Santa Maria. Os crimes aconteceram num intervalo de menos de duas horas. Outras duas pessoas também foram baleadas e ficaram feridas neste mesmo intervalo de tempo.
A primeira morte foi registrada às 22h08min na Rua dos Pedreiros no Bairro Nova Santa Marta, região oeste de Santa Maria. A vítima foi um jovem de 20 anos, identificado como Jaderson Lima Cristino.
Quatro pessoas são flagradas com carro roubado em Caçapava do Sul
De acordo com a ocorrência registrada na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), a vítima estava em casa com a namorada, uma adolescente de 17 anos, negociando um celular com um amigo. Ainda segundo a ocorrência, após fazer uma oferta pelo aparelho, a residência foi invadida por um homem armado e de máscara.
Vários disparos foram efetuados. Sete tiros atingiram Jaderson, que não resistiu aos ferimentos e morreu no lado de fora de casa. A adolescente também foi atingida por um tiro e foi socorrida, levada ao Pronto-Atendimento do Bairro Patronato e não corre risco de morte.
O velório de Jaderson está previsto para iniciar às 17h na Capela 3 do Hospital de Caridade. O sepultamento ocorrerá, na terça-feira, às 9h no Cemitério Ecumênico Municipal.
O segundo assassinato aconteceu 1h37min depois do o registro do homicídio no Bairro Nova Santa Marta. A vítima, de 29 anos, morta a tiros, foi identificada como Edu do Carmo Lemos. O crime aconteceu próximo de onde um casal foi assassinado a facadas na última quinta-feira, em uma ocupação da Vila Oliveira, popularmente conhecido como Beco da Babilônia.
De acordo com a ocorrência registrada na DPPA, uma guarnição da Brigada Militar foi chamada a comparecer no local. Uma ambulância do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) já havia constatado a morte do jovem. Uma outra vítima, de 27 anos, ficou ferida porque também foi alvo de disparos. Ela não chegou a ser ouvida por causa do estado de saúde. A jovem de 27 anos foi socorrida.
O velório de Edu do Carmo Lemos está previsto para iniciar às 21h na Capela 6 do Hospital de Caridade. O sepultamento ocorrerá às 10h30 min desta terça-feira, no Cemitério Jardim da Saudade, no Bairro Caturrita. Estes foram os 36º e 37º homicídios de Santa Maria.
INVESTIGAÇÃO
Os dois assassinatos estão sendo investigados pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP). Segundo o delegado Gabriel Zanella, a morte de Jaderson é um caso complexo, pois a única testemunha identificada até o momento encontra-se internada no Husm e sem condições de dar depoimento.
Com relação a morte de Edu do Carmo, o delegado afastou, por enquanto, a possibilidade do assassinato ter ligação com o assassinato de um casal, fato ocorrido na última quinta-feira também no Beco da Babilônia. A principal linha de investigação, cita o delegado, é uma suposta relação com o tráfico de drogas. e levada a um hospital.